Confissões de uma chocólatra !!

Olá queridos…

Meu nome é Mariana Junqueira e sou viciada em chocolate há exatos 28 anos !!! rs…
Assim que criarem uma associação dos ‘chocólatras anônimos’, estarei presente, na primeira fileira…. mas, como sei bem que não sou apenas eu a viciada nessa delícia, preparei este post pra vocês !!

Bom, assisti a uma reportagem sobre o nosso queridinho e achei tão interessante que resolvi compartilhar com vocês alguns trechos…

Vejam MITOS e VERDADES sobre o CHOCOLATE :

Chocolate faz bem à saúde
Verdade. Segundo a nutricionista Sabrina Longhi, da Clínica de Especialidades Integrada, “o chocolate possui flavonóides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim”. A nutróloga Liliane Oppermann completa: “O cacau ainda contém antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele”.

 

Comer chocolate pode ajudar na perda de peso?
Verdade. “Estudos recentes apontam que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar no processo de emagrecimento. Estas substâncias interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade, e ainda queimam mais calorias. Outra pesquisa sugere que o cacau pode inibir o organismo a estocar gordura”, diz Sabrina.

 

O doce provoca acne.
Mito. De acordo com a dermatologista Paula Bellotti, “excluindo os casos especiais, como pessoas que apresentam alergias ou intolerância à lactose e glúten, não há nenhuma comprovação científica sobre os malefícios que o chocolate pode causar à pele. A acne pode ser provocada por uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como doces, pães e biscoitos, que tendem a gerar uma alteração na resistência do organismo à insulina, podendo causar o aparecimento de espinhas”.

 

Mulheres sentem mais vontade de comer chocolate no período pré-menstrual
Verdade. “O chocolate estimula a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que costumam apresentar alterações neste período, provocando cansaço, ansiedade e tristeza”, explica Liliane. Os benefícios acabam estimulando o consumo do doce neste período de forma instintiva.

 

Qualquer tipo de chocolate promove benefícios para a saúde
Mito. “O ideal é consumir, diariamente, cerca de 30 gramas de chocolate do tipo amargo, com concentração de 50 a 70% de cacau. O doce comum, ao leite, possui maior teor de gordura e deve ser consumido ocasionalmente”, diz Sabrina.

 

Chocolate branco não possui benefícios para a saúde
Verdade. “O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar. Como não possui massa de cacau, ele não contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ainda é mais calórico e rico em gordura saturada”, diz Sabrina.

 

Existem pessoas viciadas em chocolate
Parcialmente mito. “Não existem comprovações científicas de que o chocolate seja viciante. No entanto, o doce contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, promovendo sensações de bem estar e prazer que poderiam levar ao consumo em excesso”, orienta Sabrina.

Nesta última afirmação preciso interferir… Sabrina querida, conhece alguém que não consegue ficar sem um chocolatinho um só dia ?? Te faço uma lista…. rsrs !!

É isso ‘gentem’, espero que tenham gostado e para ficar com água na boca………..

Beijinhos, Mari.

Fonte: GNT


1 Comments

  1. Adriana Lima

    Tbm sou chocólatra!! Adorei o post…

    Reply


Add Your Comment

*