Por que esfoliar a pele ??? – Por Ana –

Olá!

Hoje o post é sobre esfoliação. Por que devo fazê-la?

Confesso que não gosto muito de fazer esfoliação. Sempre que faço, fico sentindo minha pele super esticada. Principalmente no rosto, mas faço toda semana (1x a 2x), porque sei que é necessário.

A esfoliação permite a retirada de células mortas – que causam acne, mancha, aspereza e marcas – e a renovação celular. É um estímulo de produção de células novas, com mais colágeno.

Existem esfoliantes em diversas versões: cremes, óleos, sabonetes, gel, etc. As partículas que são responsáveis pela esfoliação, também variam, podendo ser vegetais ou sintéticas. Cada um varia, de acordo com o produto.

Como tenho a pele oleosa, falar em esfoliação não é um assunto feliz. Por conta dessa retirada de célula morta, a pele produz mais sebo, o que acaba deixando mais oleoso ainda. Quando vou à farmácia a procura de algum, prefiro sempre os de oil-free, com cristais menores, que tenho a sensação que agridem menos minha pele. Ultimamente uso o da Eucerin. Chama “Dermo Purifyer”. Não deixa tão ressecada minha pele e nem resseca meu bol$o rs!

Vamos aprender então como se faz? Olhem só:

– Como deve ser feita a esfoliação?

Deve ser feita sempre com a pele limpa e tonificada. Pode ser feita também no banho. Nunca afunde os dedos no rosto/corpo. Isso pode danificar a superfície da pele! Faça sempre movimentos circulares e enxágue logo após o uso!

– Quantas vezes devo esfoliar a pele durante a semana?

Não mais que duas vezes. A renovação celular é diária, mas não devemos usar esses produtos na pele todos os dias. Isso, além de machucar e causar vermelhidão, ressecará demais. Por isso evite fazer muitas vezes e em dias muito próximos

– Não tenho esfoliante. Consigo fazer em casa?

Sim! Existes várias receitinhas caseiras de que dão super certo. Inclusive já fiz uma delas (para o rosto), que adorei. Vejam:

* 1 colher de sobremesa com mel
* 1 colher de café com açúcar cristal
* Algumas gotinhas do seu hidratante facial
* Misture tudo e coloque na pontinha dos dedos. Faça movimentos suaves em círculos. Retire assim que terminar de passar no rosto todo. Dê sempre atenção às áreas mais difíceis, como o cantinho do nariz.

– Depois da esfoliação devo passar mais algum produto?

É muito importante darmos atenção a essa parte. A esfoliação muitas vezes causa o ressecamento da pele. E é errado pensarmos que o ressecamento é a limpeza. Em parte sim, mas a pele necessita de nutrientes para se recompor. Sendo assim, o uso de hidratantes (próprio para a pele do rosto/corpo) é indispensável! Só assim teremos o resultado desejado de pele de pêssego.  E se for expor-se ao sol, use um filtro solar!
PS: a exposição ao sol não é banho de sol! Em qualquer dos casos, filtro solar sempre! Ele é o eterno amigo da mulher, mesmo nos dias de chuva.

E mais…

A esfoliação corporal é ótima para quem faz tratamento estético e depilação (3 dias antes e 3 dias depois). Para os tratamentos, ajuda na renovação celular. E nas depilações, diminui os pelos encravados. No verão faça até 2 vezes por semana para manter um bronzeado bonito e uniforme. No inverno, diminua essa frequência. Como o frio também agride a pele, ela possui um mecanismo de criar uma gordura para nos proteger. Diminuindo a esfoliação, as agressões feitas pelo tempo serão menores nesta estação.

Então, vamos nos esfoliar para ficarmos lindas? rs

Beijos, Ana.


Comments are closed.